ONU e Banco Mundial atribuem a biocombustível parte da culpa por alta dos alimentos
O ex-secretário de comércio dos Estados Unidos lembrou que cerca de três quartos do crescimento da produção de milho nos últimos três anos foi para a produção de etanol nos Estados Unidos. (...)
Documento divulgado (...) já mencionava o uso do óleo de cereais e vegetais para a produção de combustíveis como uma das causas da disparada de preços. Segundo dados do Banco Mundial, os preços dos grãos mais que dobraram desde 2006. (...)
O documento reconhece, no entanto, que a produção brasileira do etanol à base de cana não levou a altas substanciais" no preço do açúcar.
Uma das missões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (...) será (...) tentar isentar de culpa a produção de biocombustíveis. (...) Lula deve jogar a culpa na especulação financeira.
O que acho engraçado nessa discussão toda é:
* Se o biocombustível é o superculpado pela alta do rango, vocês por acaso conhecem algum carro movido a etanol andando por aí?
* Se a culpa é do etanol que vem do milho, porque os EUA enchem o saco do Brasil nesse assunto, se o nosso vem da cana?
* Por outro lado, se o presidente Lula acha que os biocombustíveis são inocentes, isso é desculpa pra desmatar a Amazônia e acelerar o aquecimento pra plantar cana? Ah, o Governo não pretende fazer isso? Sei não, hein? Vai dizer isso pra Marina Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário