segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Coletâneas perfeitas: Madonna

Muito se falou por aí do aniversário de meio século da senhora M. Louise Veronica Ciccone, então não tenho muito mais a acrescentar sobre o assunto. Mas aproveito a oportunidade para lançar aqui uma nova seção: “coletâneas perfeitas”. Trata-se de um auto-desafio bem simples: escolher as 20 músicas mais legais de determinado músico/banda. Obviamente muito do meu gosto pessoal influencia na escolha, mas também tento levar em conta critérios como a importância de determinado hit pra carreira do músico/banda, o carinho dos fãs para com aquela música [mesmo que o artista nem goste mais da canção em questão], o próprio mérito comercial da música e alguns critérios pessoais que variam em função da discografia de cada músico.

Daí segue minha lista com Madonna:

* Holiday
* Borderline
* Like a Virgin
* Into the Groove
* Papa don't Preach
* Who's That Girl
* Material Girl
* La Isla Bonita
* Live to Tell
* Like a Prayer
* Express Yourself
* Cherish
* Hanky Panky
* Vogue
* Justify My Love
* Beautiful Stranger
* Erotica
* Deeper and Deeper
* Die Another Day
* Hung Up

Alguns notas sobre a escolha:

:: Não gosto das baladas de Madonna. Pra mim soam artificiais e babas demais. Por isso voaram vários sucessos baladeiros como “Rain”, “Take a Bow”, “Oh Father”, “Crazy For You”, “Bad Girl” e a horrenda “Don’t Cry For Me Argentina”, talvez a pior música de Madonna ever. Abri uma exceção para “Live to Tell” por puro gosto pessoal mesmo, acho essa uma música realmente bonita na letra e no arranjo.

:: Saíram algumas músicas divertidas que viraram “semihits”, mas que não acrescentaram muito, como “Everybody”, “Lucky Star”, “Open Your Heart” e “Dress You Up”.

:: A seleção é 70% oitentista. Acho que Madonna nos anos 90 e 2000 perdeu muito da despretensão e energia adolescente que a tornou famosa e divertida. Por isso voraram músicas que até acho legais, como “Human Nature”, “Music” e “Ray of Light”, mas que não são TÃO legais quanto os hits dos anos 80.

:: Músicas que alguns fãs acham até idiotas, como “La Isla Bonita”, “Hanky Panky” e “Die Another Day”, entraram novamente por critério pessoal. Não se tornaram megahits, mas têm um charme cool pra mim.

:: A música mais nova é “Hung Up”. Eu gosto de “4 Minutes”, mas acho que ainda não ganhou status suficiente.

A próxima seleção vai ser do outro cinqüentenário do mês, Michael Joseph Jackson. Aguardemmmm!!

P.S.: A maior inspiração para a seleção foi uma outra coletânea de Madonna, a Immaculate Collection, uma excelente seleção que vai do começo de carreira até o começo dos anos 90 - ou seja, só com o auge da carreira da loira do sutiã de cone.

Nenhum comentário: