quarta-feira, 15 de julho de 2009

O que ando lendo

Além de "Ulisses", estou arriscando ler outras coisinhas. Umas estão em andamento, outras foram lidas, outras na fila.

Começando pelos já lidos. "A Nova Fronteira" é incrível. Tô com preguiça de explicar em detalhes o que é a história, até porque o Universo HQ fez isso muito bem aqui e aqui. Mas pra quem tá com preguiça de clicar, é assim: uma história retrô que mostra os maiores heróis da DC Comics (Super-Homem, Batman, Flash e outros, seu noob!) surgindo e/ou se adequando às mudanças ocorridas no mundo durante os anos 50 - leia-se macarthismo, guerra fria, racismo e outros temas sombrios em meio ao falso otimismo do pós-Segunda Guerra.

O mérito do autor é justamente unificar o passado de nosso universo real ao que estava nos quadrinhos (sim, roubei essa frase do link acima). Fiquei com medo da história ser mais um genérico do super-heróis-na-vida-real, tipo "Watchmen" e "Reino do Amanhã", mas o texto e o roteiro têm personalidade o bastante para não fraquejar diante da comparação com esses. Ele acertadamente optou por deixar a trindade Super-Batman-Maravilha meio que em segundo plano e dar mais valor aos personagens-chave da Era de Prata: Lanterna Verde e Flash. E a arte retrô de Darwyn Cooke (insira seu trocadilho aqui) é muito legal. Sente aí a capa ao lado, por exemplo.

Outro já lido é "Nova York: A Vida na Grande Cidade", de Will Eisner. Quem me conhece sabe o quanto pago pau pra esse cara. E aqui não foi diferente. Eu já tinha lido "O Edifício", que faz parte desta edição, mas dos outros três livros compilados, destaco o primeiro, que dá nome ao livro. São crônicas mudas onde a habilidade do véio para narrar cenas do cotidiano é de uma poesia e ironia incríveis.

Tenho na fila outro de Eisner, "O Complô", sobre os polêmicos Protocolos dos Sábios do Sião, que foram uma farsa criada para espalhar o antissemitismo.

Outro da fila é "Vida de Escritor", de Gay Talese. Se não me engano, é o mais novo dele. Nunca li nada de Talese, mas minhas colegas de trabalho leram outros livros e acharam ótimo, ha hai! Hi hi! Já este livro, segundo o link que coloquei há duas frases, foi meio malhado pela crítica. Vamo ver o que vou achar do velhinho que veio passear em Paraty neste ano.

Pra terminar, já comecei a ler outro em paralelo com "Ulisses". E como só gosto das coisas bem difíceis, fui ler o quê? Nietzsche, ué! "Além do Bem e do Mal" é o tal livro. E pense num sujeito brabo esse tal de Nietzsche. Nas 20 primeiras páginas ele já distribui voadores para todos os filósofos antes dele, chamando-os de hipócritas porque não admitem que suas filosofias são reflexo de seus próprios interesses. E que esse papo de "viver conforme a natureza" é balela; todo mundo quer mesmo é se dar bem, impor suas vontades ao mundo. Sim, estou gostando! Hahaha.

Nenhum comentário: