Já não é mais novidade pra ninguém que vivemos em 2009 o melhor campeonato brasileiro da história dos pontos corridos. A rodada final deste ano vai ser melhor que muito mata-mata. Tome por ontem: o líder São Paulo se tornou quarto colocado em apenas duas horas, enquanto o antes carta fora do baralho Internacional se tornou vice-líder.
O lado negativo de 2009 é que os dois reais candidatos ao título são times que eu não gostaria de ver campeões neste ano. O São Paulo é um time que eu respeito muito, pois talvez seja o clube melhor administrado do país e faz questão de manter consigo seus melhores jogadores por muitos anos. Sem falar da visão a longo prazo que fizeram deles os reis dos pontos corridos, com três títulos seguidos.
O problema é justamente esse. Ver o São Paulo campeão de novo não acrescenta nada. Só é bom pros são-paulinos, mas é péssimo pro futebol brasileiro, que vai se tornar mais previsível. Algo como Schumacher fez durante anos na Fórmula 1. Mas a derrota de ontem para o Goiás comprovou que até os invencíveis têm calcanhar de Aquiles.
Já o Flamengo de fato fez uma grande campanha, correndo por fora e vencendo jogo por jogo, ignorando solenemente o oba-oba em torno do Palmeiras e o fato de que fizeram campanhas horrorosas nos últimos anos. Mas é aquilo, é o Flamengo. O Al Capone do futebol brasileiro.
Aí eles vão ganhar, se sentirem os maiorais e se chamarem hexacampeões por causa do título da COPA UNIÃO de 1987. Sério, Flamengo não dá. Quem acha o são-paulino metido, não queira relembrar do flamenguista quando está por cima. Após vencerem ontem e assumirem a liderança, já dá até pra sentir o drama aqui.
Enquanto isso, lembremos que a Série A em 2010 terá Vasco, Guarani, Ceará e Atlético-GO (hein?). A série B terá Sport (snif), Náutico, Santo André e Botafogo (ou Coritiba?), e a C terá o Juventude, o Fortaleza, o Campinense-PB e o ABC.
Acho massa esse formato de campeonato, que permite que os "clássicos" desçam por um ano para aprenderem a jogar, e permite que os "pobrinhos" experimentem a elite por um ano ou mais. Olha o Avaí se garantindo, por exemplo. Por isso eu digo: longa vida aos pontos corridos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário