quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sobrevivendo no ônibus


Planeta: Terra. Cidade: São Paulo. Como todas as metrópoles do planeta, São Paulo se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: o ônibus lotado.

Em uma desses retornos para casa, estava eu em pé, ouvindo uma musiquinha no mp3 player, em um desses ônibus. O dito cujo subia e descia as ladeiras do trajeto avenida Rebouças-Consolação, com as costumeiras sacudidas. Até que uma senhora sentada na minha frente brada:

"NÃO SABE ANDAR DE ÔNIBUS NÃO?!?"

Tiro o fone: "Hã?". Ela repete a pergunta.

"O que foi?", insisto. "Ah, você aí balançando, batendo em mim".

"Mas não sou eu, é o ônibus que balança!". "Ah, segura direito! Aprende a andar de ônibus!", ensina a simpática.

Peço desculpas, tentando encerrar o papo, e ando de lado um passo, pra não "bater" mais nela.

Ônibus lotado é sempre uma aventura. Os de SP são incríveis, porque o corredor destinado aos passageiros em pé mal dá para uma fileira de pessoas, com muito custo para duas. E daí não sobra espaço para quem está atrás ir para a frente, e vice-versa.

Além disso, os passageiros têm uns vícios que dificultam tudo. Destaco dois: se aglomerarem perto da catraca e não preenchem os vazios na parte de trás; e insistirem em subir no ônibus mesmo com a porta lotada onde não cabe nem mais uma pena.

Enquanto isso, vou levando esporro porque o para-choque frouxo do veículo balança nos 3498940 buracos do caminho. E também porque "não sei andar de ônibus".

Foto: Mundo Besteirol

2 comentários:

Edu Aurrai disse...

Cara, o pior são os ônibus aqui da minha cidade, Hortolândia. Ao invés de fazer aqueles coletivos padrões, com duas fileiras de bancos com dois assentos cada, eles fazem uma meia com dois, e uma quase inteira com um só, deixando espaço para o povo ficar em pé. Tecnicamente não deveria ser ao contrário?

MPadrão disse...

Vai ver na cidade tem muita gente. E em vez de pôr mais ônibus na rua, ou ampliar o metrô, ou sei lá o quê, eles preferem priorizar os equilibristas de ônibus.

Resumindo, é solução de português.