terça-feira, 15 de julho de 2008

Dicionário de notícias

Satiagraha - Como eu não sabia, fui perguntar a papai. Daí veio isso, do Estadão: "O nome escolhido pela Polícia Federal para a operação que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, do investidor Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta se inspirou na história política da Índia. Satiagraha é o termo usado pelo pacifista indiano Mahatma Gandhi durante sua campanha pela independência da Índia". Wim Wenders e aprendenders.

Megainvestidor - Essa nem papai soube responder, ou pelo menos não me trouxe uma resposta prontinha. Mas pelo que andei lendo, megainvestidor é um sujeito cuja maior fonte de renda é a movimentação da Bolsa de Valores. Ele começa com uma graninha e compra ação de uma empresa cuidadosamente escolhida. A tal empresa - geralmente iniciante - vira um sucesso e as ações hipervalorizam. Mas não foi apenas sorte; o fulano escolheu porque pesquisou sobre a tal e previu o potencial da mesma. Daí ele lucra de duas formas: ou fica comercializando as ações (o tal "compra na baixa e vende na alta"), ou trabalha a longo prazo, mantendo as ações e lucrando em cima dos balanços. Mas é engraçado que chamem Naji Nahas de megainvestidor na imprensa, porque cada vez que ouço a palavra, fico achando que o repórter fica se coçando pra não chamar de "megaespeculador"...

Dublê de... - Lendo essa matéria sobre o disco de Carla Bruni, li mais uma vez a tal expressão "dublê", no caso, de "top model e cantora". Nunca entendi muito bem isso, pois para mim dublê é uma profissão de risco bastante respeitada, mas sempre entendo que a imprensa a usa como um cacoete depreciativo, como se a pessoa estivesse brincando, fazendo de conta que atua naquela área. Por outro lado, talvez eles queiram apenas dizer que a pessoa está justamente se "arriscando" na área por ser novata. Ainda assim, a primeira interpretação para mim ainda é a mais possível.

Nenhum comentário: