sexta-feira, 4 de julho de 2008

TOP 10 TV aberta

Muita gente reclama da programação da televisão, e com certa razão. Eu tenho assistido à TV aberta com freqüência. Na minha opinião, sim, tem muito lixo, mas eu consegui filtrar algumas coisas que, na escala de 0 a 10, estão no mínimo com nota 6. O motivo da lista é mostrar pra nós mesmos que nem tudo está perdido, e que os bons exemplos podem influenciar os outros programas. A lista não está em uma ordem específica do melhor ao pior. Simbora.

* CQC - Band, segundas, 22h15

O meu programa favorito hoje em dia. Pra quem não se ligou ainda: é a versão brasileira de um programa argentino, que já foi importado pra outros países latinos. É comandado por Marcelo Tas e outros nomes novos. Além das reportagens e coberturas de eventos com tom irônico, mas não apelativo, tem quadros hilários e inteligentes, como o CQTeste, um descompromissado teste de QI de celebridades; o Top 5 das cenas mais absurdas da TV na semana; o Repórter Inexperiente, que o cara finge ser novato pra ver a reação dos entrevistados (embora esse quadro tenha acabado há pouco tempo); e o Proteste Já, onde eles recebem uma denúncia e vão apurar as informações, mostrando com acidez o absurdo daquele problema. Um dos destaques é a edição amalucada. Abaixo tem um vídeo onde eles fizeram um teste de honestidade com o povo do Rio de Janeiro.



A parte 2 desse vídeo tá aqui.

* Pânico na TV - Rede TV, domingos, 20h30

Esse já é velho conhecido e um tanto polêmico. Dizem que é apelativo e sem noção. Eu concordo, mas pra mim essa é a graça do Pânico na TV, que chuta o balde da caretice televisiva. É verdade que algumas coisas ali são bem gratuitas, como Silveira e Silveirinha (que rendeu até uma discussão pública com Wagner Moura) e a gincana das Panicats. Mas admita que as tiradas de Christian Pior são geniais.



* A Grande Família - Globo, quintas, 22h

Outro clássico, no ar há sete anos, mas parece cada vez melhor. É programa pra ver e relaxar, com um humor inocente sem baixarias ou cabecices. O elenco é afiado e está com mais coadjuvantes, como a venenosa Dona Abigail.



* Dicas de um Sedutor - Globo, sextas, 23h

Eu geralmente não gosto dessas sitcoms da sexta-feira que a Globo passa, mas esse foi exceção. A premissa é boa, porque seria bem fácil do cara se aproveitar das mulheres que ajuda, mas não é o caso: ele realmente leva a profissão a sério e é bom nisso. Acho meio verborrágico às vezes, mas os roteiros são legais. A má notícia é que o programa entrou de férias, mas volta em agosto.



* Astros - SBT, quartas, 20h

Curto desde a estréia, quando ainda se chamava Ídolos e tinha o formato do American Idol. O incrível é que o formato esse ano mudou para melhor: a competição ficou mais curta (agora é mensal) e há mais espaço para os candidatos engraçados, mas sem desvalorizar os bons cantores. E ainda podem levar instrumentos pra audição.



* A Favorita - Globo, segunda a sábado, 21h

"Porra, uma novela??", você pode dizer. É, mas essa tem um lance interessante. É a primeira "novela das oito" (que só começa às nove) de João Emanuel Carneiro, roteirista de Central do Brasil e Cronicamente Inviável. Ele optou por um estilo de roteiro menos convencional, meio parecido com a trama de Lost: à medida que a história anda, novas pistas fazem a gente repensar tudo que se sabia antes, remodelando as dúvidas anteriores e criando novas. Fora o fato de não se saber ainda quem é a mocinha e quem é a vilã. Eu não acompanho todo dia, mas de vez em quando assisto sem nóia.



* Simpsons - Globo, segunda a sexta, 11h30

Outro hour-concour que dispensa apresentações. A má notícia: tá reprisando os mesmos poucos episódios, mas sempre vale a pena rever.



[Não achei nenhum vídeo decente no YouTube! A Fox manda caçar todos!]

* Liga da Justiça - SBT, segunda a sexta, 11h30

Talvez um dos melhores desenhos de ação já feitos. Passa longe das infâmias da era Superamigos. O problema é que passa no mesmo horário dos Simpsons.



* Sílvio Santos - SBT, domingos, a partir das 13h; terças, 20h (Nada Além da Verdade); sextas, 20h (Topa ou Não Topa)

Sem programa específico, porque eles vivem mudando, mas é garantido que você encontra ele no domingo à tarde. Na verdade, nem importa muito o programa em si; o velho Sílvio é sempre garantia de risadas. Recentemente mudou o quadro Nada Além da Verdade para as terças-feiras e o Topa ou Não Topa para as sextas. Às vezes também aparece em reprises no Quem Não Viu, Vai Ver, aos sábados.



* Chaves - SBT, segunda a sábado, 5h45, 7h, 12h45, 17h

Pô, é o Chaves! Quer motivo melhor para se divertir? Segundo o site do SBT, os horários são esses acima, (5h45?!?), mas sempre mudam ao sabor da vontade do patrão Sílvio.



Ainda teria uma menção honrosa aos sazonais bons filmes e seriados (Lost e 24 Horas na Globo, Grey's Anatomy no SBT).

Não coloquei nada da TV Cultura porque eu sou um mané que não tem o hábito de mudar pra esse canal, mas um dia desses passou um especial sobre Egberto Gismonti. Vou tentar me policiar pra zapear a Cultura mais vezes.

Nenhum comentário: