segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Coletâneas perfeitas: Rolling Stones


Você pediu! Você implorou! Você esperneou...

...tudo mentira, ninguém falou nada. Mas não importa! Mais uma vez de volta, a seção Coletâneas Perfeitas traz um grande desafio: montar a lista das 20 canções mais indispensáveis dos Rolling Stones.

Bom, todos sabem que eles são estupendos, com 40 anos de carreira e uma cacetada de sucessos, o que torna a missão de criar esta coletânea algo bem difícil. E ao contrário do que diz o senso comum, as músicas dos Stones não são todas iguais. OK, eles sempre foram uma banda com muita ênfase no blues, o que torna o arranjo "Rolling Stones" algo sempre fácil de identificar - leia-se os riffs de Keith Richards, a voz rasgada de Mick Jagger e a bateria bem marcada do grande Charlie Watts. Mas eles já fugiram disso em várias oportunidades, flertando com o psicodelismo, a disco music, o soul, além de trabalhar bem diversas subvertentes do rock, como blues, rock de arena, baladinhas, etc.

Enfim, vamos à lista e às considerações:

* Let's Spend the Night Together
* I Can't Get No (Satisfaction)
* Jumping Jack Flash
* As Tears Go By
* She's a Rainbow
* Ruby Tuesday
* Paint It Black
* Under My Thumb
* Sympathy For The Devil
* Gimme Shelter
* You Can't Always Get What You Want
* Brown Sugar
* It's Only Rock n' Roll
* Angie
* Miss You
* She's So Cold
* Start Me Up
* Harlem Shuffle
* Waiting On a Friend
* Love Is Strong

** O período mais fértil dos Stones é do início da carreira nos anos 60 até o final dos 70. Depois disso eles fizeram muitos discos regulares e ruins. Os regulares na verdade eram discos com duas músicas fortes e lingüiça no restante. E os ruins, bem, eram 90% a 100% ruins. Ou seja: dois terços da coletânea abrangem uns 15 bons anos da banda, e o terço final, uns 25 anos.

** Como eles lançaram muitos discos, alguns deles nem estão representados na lista, incluindo o mais recente, A Bigger Bang. Porém, a minha omissão que pode ser a mais polêmica é não ter nada do Exile on Main Street, que é muito elogiado por crítica e fãs mas eu nunca dei muita bola para ele. Prefiro o Beggars Banquet e o Let It Bleed.

** Outra possível controvérsia é a inclusão de "Harlem Shuffle", que além de ser uma da fase anos 80, muito execrada por todos, é uma cover. Bem, eu gosto muito da música e assumo que foi critério pessoal mesmo.

** E sim, está faltando muitos bons hits. Dá pra fazer outra coletânea só com o que faltou. E devo fazer só para mostrar que, por mais difícil que tenha sido, acho que a lista acima conseguiu captar o que a banda fez de melhor. Fiquei tentado a tirar "Satisfaction" só pela farofada que a música se tornou, mas achei injusto; afinal, vamos dar o braço a torcer, é uma grande música.

P.S.: Recomendo duas coletâneas "reais" que serviram de base pra lista acima: a Hot Rocks 1964-1971 e a Jump Back: The Best of The Rolling Stones.

4 comentários:

[borgia] disse...

"a minha omissão que pode ser a mais polêmica é não ter nada do Exile on Main Street"
ainda bem que você sabe!

pelo menos a 'rock´s off' tinha que aparecer na listinha, né rapá?
abraço.

MPadrão disse...

Paulinho, eu discordo, hehehe. Mas qual você tiraria para colocar "Rock's Off"?

[borgia] disse...

hmmm...
it's only rock'n'roll. acho ela bem chatinha e já que teve peito de tirar satisfaction (parabéns!), que tire mais um 'clássico'! haha

abraço!

MPadrão disse...

ué, mas 'satisfaction' tá na lista! hahahah eu sou um fraco.