segunda-feira, 20 de julho de 2009

Segura a Chan, amarra a Chan *

Três. Foi essa quantidade de músicas que reconheci no show de Cat Power no último sábado. E duas eram covers: "The House of the Rising Sun" (Animals) e "New York, New York" (Sinatra). A outra foi "Lived In Bars", embora eu ache que ela tenha mudado a forma de cantar no refrão.

E olhe que ela cantou "I Don't Blame You", música que eu conhecia, pois o "You Are Free" é o único disco dela que tenho. Mas só soube que foi tocada quando li no set list.

Já ouvi falar muita coisa de Chan Marshall: que ela era cachaceira e se recuperou, que não gosta de dar entrevista, que é perfeccionista, muito tímida, etc. Sem falar que o Via Funchal avisava o tempo todo que não iria ter transmissão pelo telão a pedido dela.

Acho que essas frescurinhas, mais o estilo intimista, colaboraram para ela se tornar essa diva idolatrada, tipo uma Maria Bethânia versão indie. Como o que importa no final é a música, de fato conhecia (conheço) pouco e não sei cantar nenhuma inteira, mas sempre gostei do pouco que ouvi.

E o show foi incrível, acima das minhas expectativas, que eram até grandes. A iluminação era econômica, sem frescuras; a banda, muito competente; e a voz dela, irretocável.

Comecei falando das canções. Sei que ela lançou um disco de covers recentemente e já ouvi algumas. Ela de fato "catpoweriza" bastante tudo que canta, mais ou menos como fazem Björk e Elis Regina. Se por um lado isso reforça o status dela de grande cantora/intérprete, a desvantagem era que as músicas ficam um pouco iguais - embora não menos interessantes - para neófitos como eu.

Na performance de palco, não sei se é proposital, mas ela se mexe de fato como uma gata: passeia devagar, se curva, levanta, nunca se move bruscamente. Alternava as músicas com uns goles de chá - de onde eu sentei, dava para ver o papelzinho saindo da caneca.

Ela pediu também para não fotografarem ou filmarem o show. Tirando uns poucos flashs aqui e ali, até que o público respeitou - fiquei com medo dela dar um piti por causa disso. Mas o troféu Jackass da noite mesmo foi o serviço de mesas do Via Funchal. Muito brochante sentir a vibe quebrada a cada cinco minutos por uma garçonete perguntando "Posso fechar a conta, senhor?"

Não tem como não falar do final, com Chan distribuindo rosas ao povo do gargarejo, a la Robertão, e depois quebrando o protocolo, tentando cumprimentar e dar autógrafos por vários minutos. Não faço ideia se essas lendas sobre a personalidade dela são garantidas, mas com certeza esse momento "fofo" tornou o show significantemente especial para mim.

Ah, e ela continua linda!



P.S.: recomendo ainda o belo texto que Dani Arrais escreveu sobre sua musa.

* Trocadilho emprestado do Twitter de Jarmeson.

7 comentários:

O Cécil disse...

caramba... pelo pouco do video, deu pra notar o intimismo no show... hipnótico, não?

quanto aos garçons que enchiam o saco, acho que bastava espirrar em cima de um e tossir em seguida (vide seu post anterior... rsrsrs)

Anônimo disse...

Hi, i think that i saw you visited my weblog thus i came to “return the favor”.

I'm trying to find things to improve my site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

my blog: our space to be honest

Anônimo disse...

You've made some really good points there. I looked on the web for more info about the issue and found most individuals will go along with your views on this site.

My web site silk scarf

Anônimo disse...

Thanks for finally talking about > "Segura a Chan, amarra a Chan *"
< Liked it!

my blog: este usuario

Anônimo disse...

Wonderful goods from you, man. I have take
into accout your stuff previous to and you're just extremely great. I actually like what you've got here, really like what you're stating and the best way during which you assert it. You are making it entertaining and you still take care of to keep it wise. I cant wait to read far more from you. That is really a great web site.

Feel free to surf to my blog post :: party porn

Anônimo disse...

I'm not sure why but this web site is loading very slow for me. Is anyone else having this problem or is it a issue on my end? I'll check back later and see if the problem still exists.


Feel free to surf to my site - xxx fuck

Andy Gregory disse...

my ability to climb overhanging routes where a lot of body tension sunglasses is needed.
It also hurts my ability to check out

the route