sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Descolados + Top 10 da TV aberta 2009



A série de ficção da MTV Brasil, "Descolados", começou faz tempo e esqueci de falar antes, mas como diria o ditado, "antes tarde do que... mais tarde!".

A produção é muito boa. O jeitão "vida real", com roteiros que não têm pudor de abordar sexo, drogas, palavrões e outros tabus, funciona bem com a edição ágil e o trio de atores muito à vontade nos papeis principais. Tenho acompanhado e vi poucos vacilos até então. Recomendo mesmo.

Aproveitando, vou atualizar aquele top 10 da TV aberta que fiz ano passado. "Descolados" já faz parte da lista. Segue a lista completa com comentários rápidos meus; e só deixando claro o óbvio, os critérios são bastante pessoais.

1) "CQC" - Perdeu o ar de novidade e por isso tem muito nego dizendo que perdeu a graça, que estão roubando no concurso do oitavo integrante, isso e aquilo. Pois danem-se. Continuo achando o que disse ano passado: é a melhor coisa da TV atual no Brasil.

2) "Pânico" - Estão se repetindo e perdendo a graça aos poucos, é verdade. Acho o Impostor e as dicas do Bola o fim da picada. Mas quando acertam, acertam mesmo: vide o neo-fenômeno Zina.

3) "Descolados" - Ver início deste post.

4) "A Grande Família" - Dizem que vai acabar neste ano, o que seria uma pena. Mesmo tantos anos no ar, continuam divertidos.

5) "MTV Debate" - Quem diria que Lobão se garante tanto como mediador? Temas pertinentes, consegue mostrar os vários lados, convidados interessantes.

6) "Todo Seu" - Este eu nem assisto muito, mas quando assisto, me surpreendo positivamente. Ronnie Von é um ótimo Ana Maria Braga de calças - sim, isto é um elogio. E as análises de TV de José Armando Vanucci às quartas são sempre pertinentes.

7) "Quinta Categoria" - Quando o programa estreou com Marcos Mion e Cazé, eu achava muito chato. Mas reformularam neste ano, tirando Cazé e trazendo o grupo de humor Barbixas. Foi da água pro vinho. Os caras são muito bons.

8) "Top Top" - É, a MTV melhorou muito sua programação nos últimos anos. Este é um dos raros programas da emissora que ainda abordam "história do rock", com listas bisonhas e textos divertidos. Nem sempre concordo com as escolhas, mas sempre me divirto.

9) "Roda a Roda" - Pô, é joguinho de adivinhar a palavra apresentado por Silvio Santos. Simples e eficiente. Precisa dizer mais?

10) "Leitura Dinâmica" - Pus este porque é o telejornal diário com a proposta mais ousada que surgiu ultimamente; o formato com ênfase nas notas permite que eles abram mais a pauta para outros assuntos ignorados pelos outros jornalões da TV, como cultura pop.

Resumo da ópera: Globo e Record estão aí, se batendo por audiência, mas não estão produzindo quase nada que preste. A Globo mesmo até entraria aqui com mais programas, se não tirasse do ar tão rápido coisas legais que fizeram, como "Decamerão" e "Tudo Novo de Novo".

E aí vem a MTV correndo por fora, ousa mais e faz coisas acima da média. Parabéns, campeões.

Nenhum comentário: