sábado, 5 de setembro de 2009

O show do Rei

Como previ, não foi mesmo um show memorável, tirando o fato de que será memorável só por ser o primeiro (será o único?) show de Roberto Carlos que vi na vida. Também não foi horrível. Um show do Rei, com toda a produção, ensaio e a qualidade intrínseca do cantor e de boa parte do repertório impedem essa possibilidade de sair algo micado.

Mas é só aquilo. Ao vivo você tem a certeza do porquê do show dele ser a mesma coisa há anos. O cara é um cânone. Teve seu auge nos anos 60 e 70, e por isso o público-alvo é quem viveu aquele tempo e quer recuperar aquelas sensações. E tome velhinho na arquibancada do Ibirapuera. Eles não querem ser surpreendidos, pelo contrário: querem se sentir confortáveis. Até as falas de Roberto entre as músicas são escritas e decoradas com esse propósito.

Da minha parte, mesmo sabendo o que me esperava, achei muito tocantes três momentos: ele tentando cantar e tocar no violão "Detalhes" em estilo JoãoGilbertiano - os deslizes dele nos contratempos deixaram a música mais espontânea; o ousado arranjo "progressivo" de "Cavalgada" - mérito mais do RC9 do que dele, verdade; e "Caminhoneiro" apenas pelo conjunto do momento.

O meio do show foi a parte mais chata, começando por "Nossa Senhora" até "Café da Manhã". Uma sequência de músicas que não gosto (ou gosto pouco) e que ainda por cima são muito parecidas. Também trocaria fácil "Amor Perfeito" e "É Preciso Saber Viver" por outras bem melhores. O pout-pourri da Jovem Guarda deveria NÃO ser pout-pourri, e sim com as músicas completas; "E Por Isso Estou Aqui" é linda, merecia isso.

Como em boa parte do tempo fiquei mais entretido em perceber Robertão filando as letras no teleprompter ou tentando lembrar se a perna mecânica dele era a esquerda ou a direita, isso diz muita coisa sobre meu estado de espírito (de porco?) durante o espetáculo.

Enfim, um show nota 6. Se o repertório fosse mais legal, ganharia um 8 ou 9 fácil.

O setlist:

"Emoções"
"Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo"
"Além do Horizonte"
"Amor Perfeito"
"Detalhes"
Pout-pourri: "Aquela Casa Simples"/"Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo"/"Lady Laura"
"Nossa Senhora"
"Mulher Pequena"
"Caminhoneiro"
"Do Fundo do Meu Coração"
Pout-pourri: "Proposta"/"Seu Corpo"/"Os Seus Botões"/"Café da Manhã"
"Cavalgada"
Pout-pourri: "É Proibido Fumar"/"Quando"/"E Por Isso Estou Aqui"/"Namoradinha de um Amigo Meu"/"Jovens Tardes de Domingo"
"Como É Grande o Meu Amor Por Você"
"É Preciso Saber Viver"
"Jesus Cristo"

Nenhum comentário: