
Como se não bastasse o monte de coisa que adquiri recentemente para ler (fora a minha eterna "promessa 'Ulisses'"), inventei de comprar o "Almanaque do Cinema", mais um daquela linha de "almanaques pop" da Ediouro. O diferencial desse aqui, porém, são os autores: Érico Borgo, Marcelo Forlani e Marcelo Hessel, o trio do Omelete.
Comprei na pré-venda, com direito a desconto e autógrafo dos autores, mas em compensação, demorou quase duas semanas para chegar. Mas a espera valeu a pena.
De cara, o que chamou a atenção foi a bela diagramação e escolha de fotos, além do cuidado técnico. A capa possui um discreto verniz cheio de ovos fritos que, descrevendo assim, parece brega, mas achei estiloso.
Variados ícones do cinema adornam a capa, de Orson Welles a Buzz Lightyear. Só não curti a "escolha Star Wars" nessa parte: ficaram com Padmé Amidala. Até entendo. Todo nerd minimamente heterossexual tem sua recaída por Natalie Portman, mas um dos personagens clássicos ficaria melhor.
Outro ponto muito positivo é a abrangência, qualidade e quantidade de textos. Abrangência porque tiveram o cuidado de abordar muitos aspectos do cinema: a história por décadas, filmes clássicos, atores, atrizes, diretores, heróis, vilões, musas, curiosidades, os grandes estúdios, etc. Tudo isso sem, aparentemente, privilegiar ou deteriorar essa ou aquela tradição cinematográfica, apesar dos três autores serem nerds de carteirinha - o que poderia desaguar em um olhar mais "blockbuster".
Qualidade porque são textos muito bem escritos, que passam a sensação de uma apuração longa e detalhada nas informações ali descritas. E quantidade porque, ao contrário de outros almanaques dessa coleção, as fotos grandes não são tapa-buraco dos textos ínfimos. Há sim muito texto, para se ler com muito tempo livre.
Um detalhe que fez toda a diferença no resultado final são as "quotes" famosas de filmes no rodape das páginas. Ótima sacada deles.
Para comprar, aqui. Recomendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário