sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Psycho Twitter, qu'est-ce que c'est?



Uma busca na Folha Online acusa 830 notícias com o termo "Twitter". Normal, um dos assuntos mais quentes do momento. O que acho incrível é que o microblog virou uma fonte importante de pauta, principalmente sobre as celebridades. Nada contra, toda fonte é uma fonte, mas o que acho terrível é que se tornou um recurso fácil que induz à preguiça de apurar, à especulação e à fofoca rápida.

Fala sério, quantas picuinhas de Twitter não se tornaram o assunto do momento nos últimos meses? Luciano Huck x Marcelo Tas, Xuxa e "seu jeitinho", ex-BBB Milena corrigindo William Bonner... e tome "fulano declarou em seu Twitter" nas notícias. Na maioria delas, a citação é distorcida ou má interpretada, como quando Evandro Santo disse que a piada de Rafinha Bastos é "digna de processo" e o título deu o tal processo como certo.

Não vou dizer que não me divirto com esse fenômeno, muito pelo contrário. Mas não deixa de ser assustador. Parece ser a aurora de uma nova modalidade do jornalismo: o sensacionalismo 2.0. Quem viver, verá.

Imagem do Discutindo Ecologia.

Nenhum comentário: