Ok, acho simpática a calçada original lá de Hollywood, o Projac dos EUA. Mas daí o provincianismo brasileiro ataca novamente na iniciativa da empresária Lilian Gonçalves. Ela quer fazer um clone brasileiro da tal calçada no bairro paulistano de Santa Cecília a fim de incrementar seus bares e casas noturnas no quarteirão.
O problema é que a brincadeira não vai ser boa para os moradores.
Como dá para notar na foto acima, a calçada vai ficar maior, mas com isso a já estreita rua vai estreitar mais ainda. Nela passam linhas de ônibus que ajudam muita gente a se locomover, além do tráfego geralmente intenso de carros.
A obra finalizada vai trazer os seguintes malefícios:
1) Reduzirá o número de vagas para carros ao meio fio nesse lado da rua;
2) Provavelmente as linhas de ônibus que circulam nas ruas Dona Veridiana e Canuto do Val serão removidas pela Prefeitura;
3) Complicará o trânsito de carros, ampliando os engarrafamentos, sendo que estes já são constantes com a rua em seu tamanho original;
4) À noite, quando os bares da calçada recebem seus clientes, o barulho de buzinas e gritaria de bêbados deverá aumentar com a novidade. Isso também já é corriqueiro no local.
Como se não bastasse, a obra só beneficia Lilian Gonçalves; os moradores nunnca foram consultados para saber se gostariam que o valor da obra - R$ 2 milhões, parte deles custeados com dinheiro público - fosse gasto dessa forma.
E aí? Vamo protestar! Se você se indignou, apóie a causa do blog Calçada da Lama e/ou vá à manifestação abaixo. A luta está apenas começando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário