
Ok, Flamengo campeão de 2009. Com o devido mérito, até. E claro, a ladainha sobre 1987 recomeçou.
Se você ainda insiste nesse assunto, quer uma dica de amigo, para o bem da sua sanidade? É a seguinte: o campeonato brasileiro de futebol de 1987 nunca existiu!
Devido à sucessão de fatos equivocados na tentativa de regulamentar aquele campeonato, a quantidade de dinheiro envolvida, o dedo dos jornalistas e cartolas envolvidos e a velha rivalidade Nordeste-Sudeste, 1987 é um ano que não teve e nunca terá um campeão correto como deveria ter tido. É discutir o sexo dos anjos.
Se o Flamengo vai morrer dizendo que ganhou o "campeonato" daquele ano só porque venceu dentro de uma turma de clubes que excluiu o vice-campeão do ano anterior, não é problema meu.
Se o Sport, meu time, vai morrer dizendo a mesma coisa porque na hora do acerto o supracitado Flamengo amarelou, é um pouco problema meu, mas só porque é o meu time. Daí, claro, vou defender que somos os "campeões" de 1987.
Até acredito que o Sport seria capaz de bater Flamengo e Internacional naquele prometido quadrangular. Eles mesmos acharam isso na época, se não teriam deixado de lado o mimimi e honrado o "regulamento" torto, combinado entre a CBF e o representante do Clube dos 13, Eurico Miranda. Se é para o Flamengo culpar alguém nesse sarapatel todo, que culpe Euricão, não o Sport.
Mas vamos ser autocríticos também: aquela primeira disputa que acabou em empate e "divisão do título" do Módulo Amarelo também não foi lá muito honrosa.
Portanto, cada um que vista a sua verdade. Se alguém me perguntar, a minha verdade a princípio é que em 1987 o Sport foi campeão, mas só porque é o meu time, porque Flamengo e Inter amarelaram, e porque irritar os flamenguistas - a torcida mais mala do clube mais politiqueiro do país - é sempre bom. Ponto.
E sim, é uma verdade completamente parcial, assim como é a do Flamengo ou de qualquer torcedor, pois comportamento de torcedor é assim: puxa a sardinha pro seu lado. É natural.
Porque para todos os efeitos, o Flamengo foi campeão de uma tal de Copa União-Módulo Verde, e o Sport ganhou um tal de Módulo Amarelo. E nem uma coisa nem outra poderiam ser chamadas de Primeira ou Segunda Divisão, pois para mim, nem sequer existiu um campeonato brasileiro de futebol em 1987.
Aliás, o que aconteceu naquele ano foi o suficiente para qualquer brasileiro com juízo desconsiderar de vez o futebol como coisa séria. Mas se você continua teimando nesse assunto, paciência. Não me surpreende. Como já disse Pascal, o coração tem razões que a própria razão desconhece. E até te entendo, pois o futebol é dessas psicoses difíceis de largar. Um dia consigo.
Enquanto isso, vou tentando ignorar a existência de 1987 e os corneteiros de qualquer clube que seja, principalmente os flamenguistas.
"AHH, mas o Flamengo tinha Zico...", "AHH, mas o Sport ganhou na Justiça...", "AHH, mas a FIFA...", "AHH, mas o dalai-lama...".
Ah, passa amanhã, tá?
Um comentário:
pois é cara... de boa, já tô quase desistindo do futebol, só por causa dessa corja carioca.
Argumentar sobre os erros dos árbitros durante todo o campeonato e ver os outros dois saindo do rebaixamento, às claras vistas das equívocas ações dos juízes... putz...
Postar um comentário